ATENÇÃO ! Todas as fotos do nosso Blog quando clicadas, direcionam a links de sites e outros blogs, para pesquisas ou complemento das postagens. Nos acompanhe no Twitter: AGROPEC, envie e-mails ou se preferir fale conosco no msn no: tecnicoemagropecuaria_blog@hotmail.com

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

BILIMBI (Averrhoa bilimbi L.)



Pertencente à família das Oxalidaceae (a mesma da carambola), a árvore mede até 10 m de altura, tronco com casca lisa e escura e tem uma copa com forma piramidal. As folhas são verdes e compostas por 5 a 16 folíolos alongados de 4 a 12 cm de comprimento. A planta é sensitiva noturna, fecha as folhas à noite para dormir (nictantes). Flores pequenas, vermelho-claras, aromáticas, presas aos ramos e tronco. Tem uma floração contínua, com flores e frutos ao mesmo tempo e pode gerar frutos durante o ano todo.
Sendo conhecida como originária da Índia, no entanto, segundo Pio Corrêa, não há referência dessa fruta em estado selvagem, sendo, portanto, impossível determinar sua origem, o mais provável que seja do sudeste asiático, tanto como a da caramboleira que é da mesma família. Supõe-se que seja originário das ilhas da região da Malásia, onde até hoje é bastante produzido e comercializado.

O bilimbi comparando com a carambola, é menor do que esta e um pouco mais esverdeado, difere basicamente por seu formato mais alongado e não por apresentar o conhecido aspecto de estrela menos definido. Sua polpa firme e seu suco abundante contem também como a carambola, altos teores de vitamina C e de ácido oxálico.
Na Amazônia, onde se aclimatou muito bem, a bilimbi teria sido introduzido via Caiena, região das Guianas de onde viria o nome limão-de-caiena pela qual também é conhecido.
As plantas iniciam a produção 5 a 6 anos após o plantio de mudas obtidas a partir de sementes e 3 a 4 anos, quando enxertadas. Ela floresce e frutifica mais de uma vez durante o ano. Os frutos amadurecem 90 dias após o florescimento.

Os frutos são bagas elipsóides, de 5 a 8 cm de comprimento e 2 a 4 cm de diâmetro, nascem agrupados no tronco e ramos lenhosos da planta, com aproximadamente 10 sementes de cor marrom. Alongado, levemente sulcado, superfície lisa de coloração verde-amarelada. Polpa amarelo-clara. Frutifica de setembro a novembro.

Os frutos das variedades existentes no Brasil são bastante ácidos e consumidos ao natural somente quando estão bem maduros ou usados no preparo de compotas, geleias, vinagres e vinhos. Os frutos verdes podem ser usados no preparo de picles, condimentos e molhos. Frutos verdes contêm alto teor de ácido oxálico e redução desse ácido quando amadurecem e ocorre o inverso com a vitamina C, que passa de 20,82 para cerca de 60, 65 miligrama por 100 gramas de polpa.

Há variedades que produzem frutos com menor acidez, os quais podem ser consumidos crus.

Há variedades que produzem frutos com menor acidez, os quais podem ser consumidos crus. Há relatos com frutas doces descobertos nas Filipinas.
A árvore alcança até 10 m de altura, possui folhas alternas, pinadas, compostas por 5 a 16 pares de folíodos oblongos. Os frutos são bagas elipsóides, de 5 a 8 cm de comprimento e 2 a 4 cm de diâmetro, nascem agrupados no tronco e ramos lenhosos da planta.
É uma árvore relativamente adaptável a diversas condições climáticas, preferindo áreas com temperaturas médias de 25ºC, sem geadas, e precipitação pluviométrica acima de 1000 mm, bem distribuída. A propagação pode ser feita por sementes ou por enxertia, levando 5 a 6 anos para produzir no primeiro caso.

O Bilimbi (Averrhoa bilimbi), conhecido também como Bilimbim, Biri-biri, Limão-da-Índia ou Limão-de-Caiena é uma planta tropical da família Oxalidaceae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário